sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Breve Historia Sobre Cacilhas

A ocupação humana de Cacilhas remonta ao séc. VIII a. C..
Escavações arqueológicas levadas a cabo na Quinta do Almaraz, nos anos 80, atestam a existência de um povoado indígena da Idade do Bronze e, posteriormente, de um importante interposto comercial fenício.
A facilidade de navegação e aportagem beneficiou a pujança deste interposto onde se trocavam produtos de vários pontos do Mundo.
A relevância do espólio encontrado durante as escavações e a paisagem privilegiada deste local levaram a Câmara Municipal de Almada adquirir os terrenos, em 2000. Actualmente, está a decorrer um Estudo de Enquadramento Estratégico para a Quinta do Almaraz, que visa recuperar este espaço e requalificar a zona envolvente.
Em Cacilhas há também vestígios da ocupação árabe e romana.
A fábrica de salga de peixe abastecia, entre os séculos I e III d.C., o mercado local e mesmo o centro do império romano.
Este património está actualmente enterrado, por questões de conservação e segurança.
Com a expansão de Almada, a partir do século XIX, Cacilhas tornou-se um importante porto de apoio aos transportes fluviais.
Surgem oficinas, fábricas e armazéns, mas são a transformação e reparação naval e a transformação da cortiça, as actividades económicas que assumem particular relevo.
Quanto ao topónimo da freguesia, há várias versões: a lenda atribui a origem do nome à expressão dos burriqueiros para os seus ajudantes “dá cá cilhas”, usadas para apetrechar os burros que levavam os turistas a passeios; mas há também quem defenda a ligação à palavra árabe cacila, que significava pastagem e gado.

Nenhum comentário: