terça-feira, 13 de novembro de 2007

Mais Alguns monumentos historicos de Cacilhas

Chafariz
Data de 1874
O antigo Chafariz de Cacilhas, que apesar de já não existir, a Junta pretende recordar através da construção de uma réplica. A sua colocação está prevista no Plano de Pormenor de Cacilhas, no âmbito do projecto Almada Nascente.
O primitivo fontanário foi mandado construir pelo então presidente da Câmara Municipal de Almada, Bernardo Francisco da Costa. Fazia chegar ao Largo de Cacilhas a água fresca de uma mina, localizada no Ginjal, sendo um dos pontos de encontro da população.
O Chafariz de Cacilhas desaparece já no século XX, com a introdução do novo sistema de abastecimento de água canalizada até aos domicílios.
Farol
Este ex-libris da freguesia foi instalado no Largo Alfredo Dinis em 1886. Orientava os movimentos náuticos entre as duas margens do Tejo, guiando os barcos através da neblina, através do seus sistema de luz e som.
Em 1978, o farol foi retirado do seu lugar e enviado para os Açores, mais concretamente para a Ilha Terceira. Com a sua desactivação, em 2000, o Município de Almada foi contactado pelo Ministério da Defesa, que mostrou interesse no regresso do farol à sua origem.
Já foi aprovada uma minuta de protocolo entre o referido ministério e a CMA, que prevê a transferência, a recuperação e a instalação deste importante elemento patrimonial de Cacilhas.
A localização definitiva do farol depende da decisão do Governo quanto ao terminal do Metro Sul do Tejo em Cacilhas, que implica uma reestruturação urbanística associada ao Plano Pormenor de Cacilhas e ao projecto Almada Nascente.
Quinta do Almaraz
Travessa do Castelo
A Quinta do Almaraz foi descoberta em 1987 por técnicos do Museu Municipal de Almada.
Esta estação arqueológica atesta a existência de um povoado, virado a sul sobre o Mar da Palha, rodeado de fosso e muralhas, cujo auge de ocupação remonta aos séculos VIII e VII a. C..
Aqui funcionava um importante entreposto comercial, apoiado pelo porto natural de Cacilhas, onde se produziriam e trocariam objectos das mais variadíssimas proveniências, trazidos e comercializados por mercadores fenícios.
Este sítio arqueológico está classificado como de Interesse Público, desde 24 de Maio de 2003.
Actualmente, está em curso um Estudo de Enquadramento Estratégico para a Quinta do Almaraz, promovido pela Câmara Municipal de Almada.
Antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas
Rua Cândido dos Reis
Este emblemático edifício, que entre 1900 e 1990 foi o quartel dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, voltará a ter uso. A pedido da direcção dos Bombeiros de Cacilhas, o antigo quartel foi adquirido pela Câmara Municipal de Almada, que o irá recuperar e transformar num Posto de Turismo.
A recuperação respeitará o traçado original do antigo quartel, que, com cerca de 200 anos, se tornou numa referência para o património da freguesia. Prevê-se que, no piso térreo funcione o atendimento ao público e nos dois pisos superiores sejam instalados os serviços municipais de turismo.
A importância deste projecto torna-se ainda maior se o associarmos ao projecto do Metro Sul do Tejo, à pedonalização da Rua Cândido dos Reis, onde o quartel se localiza e à recuperação dos edifícios mais antigos desta artéria de Cacilhas, no âmbito do programa Recria.

Nenhum comentário: